Blog da PR

A primeira papinha

Posted on: maio 12, 2009

Tire suas dúvidas sobre o momento certo de reforçar a alimentação do seu filho.

Papinha

Seu filho está crescendo e você não sabe se já pode reforçar sua alimentação? Qual é o momento certo de dar a primeira papinha? Quais alimentos são recomendáveis para os bebês? A pediatra Thelma Oliveira, autora do livro “Pediatria Radical”, dá as respostas:

A partir de quando posso dar papinha para o meu filho?

A Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam, insistentemente, que o bebê seja alimentado apenas com leite materno até os 6 meses. O leite é o principal alimento para as crianças nos 2 primeiros anos de vida.

O acréscimo de outros alimentos é complementar ao leite, seja ele materno ou não. Para as crianças que são amamentadas, isso deve acontecer apenas a partir dos 6 meses.

E se meu filho não aceitar a papinha?

Não há pressa. A aflição para que a criança aceite de início outros sabores e texturas pode gerar ansiedade. O bebê é quem determina seu próprio ritmo, com ajuda da mãe. Imperceptivelmente, ele passará a comer sozinho, pegando o alimento com as mãos, até ser capaz de manejar a colher.

Com que tipo de alimento posso começar?

O primeiro alimento recomendável é a batata-doce assada com a casca, no forno. Tira-se a polpa já fria e oferece-se ao bebê. Pelo sabor adocicado, ele aceitará com gosto.

Progressivamente, inicia-se uma fruta como banana ou maçã raspada, por exemplo. Com o tempo, a mãe sente quando pode incrementar a papinha com outros vegetais, entre os quais se sobressai a abóbora, altamente nutritiva.

Preciso montar uma dieta balanceada para o bebê?

Sim, o balanceamento da dieta é necessário desde o início, usando temperos habituais, azeite de oliva e pouco sal. Nos intervalos, não é necessário oferecer guloseimas, que poderão tirar o apetite da criança para os alimentos básicos.

Farinhas e cereais devem ser usados com cuidado, ou seja, a luta contra as calorias excessivas começa cedo.

O que devo preferir na hora de montar o cardápio?

Frutas, frutas, frutas. Elas são nutritivas, apetitosas e contêm mais sais minerais e vitaminas do que qualquer legume. Indico a banana, o mamão, a maçã, a perae o abacate, que é rico em gorduras insaturadas.

Quando se inicia a oferta, as frutas são amassadas. Depois, a criança pode pegar os pedaços com a mãozinha (o que ajuda no seu treinamento da coordenação mão-boca-cérebro) até que consiga usar a colher.

Se a família come carne, a mãe pode usar o caldo ou a carne moída na papinha, juntamente com caldo de feijão e uma gema de ovo cozida 3 vezes por semana. Se não come, pode-se acrescentar arroz integral, quinua, feijão ou outros cereais equivalentes.

Fonte: IG

Anúncios

1 Response to "A primeira papinha"

[…] o abacate, que é rico em gorduras insaturadas. Quando se inicia a oferta, … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

maio 2009
S T Q Q S S D
    jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatísticas

  • 41,329 visitantes

Dra. Relva - Blog Oficial

Páginas

%d blogueiros gostam disto: