Blog da PR

Uma mãe amorosa forma outra mãe amorosa

Posted on: maio 5, 2009

Crescemos, mas não nos livramos do incômodo de ter sempre alguma coisa que, no fundo, tentamos ignorar. E quanto mais escondida a verdade, maior a neurose. Descobrir os traumas, entender o sentimento de abandono que nos persegue ao deixarmos a infância ou a repressão a que normalmente somos submetidos não é fácil. Mais natural é tentar proteger a imagem que construímos dos nossos pais e resistir aos fatos que não correspondem aos nossos desejos. Não é mole!

Mas, se não estivermos dispostos a iniciar essa viagem interna, dificilmente vamos amadurecer. A maternidade exige esse tipo de esforço. Para assumir plenamente essa função, é preciso libertar-se das fantasias que criamos e que, de tanto repeti-las, acabamos incorporando à nossa história. Romper com esse mundo de ficção é o primeiro passo para entendermos que cada escolha, cada ato determina não só o nosso futuro, mas o de nossos filhos, netos… Sabe-se lá quantas gerações serão afetadas por nossos passos. Exemplo: disponível para minha filha, facilito a possibilidade de ela estar disponível para seus próprios filhos. Afinal, nosso repertório vem do que aprendemos. Uma mãe carinhosa forma outra mãe carinhosa e assim por diante. É claro que nosso passado é determinante em nossas vidas, e a maior possibilidade que temos de superar as dificuldades é jogando a luz da consciência nele.

Por isso escolhi esse título: a verdade liberta! Realmente só nos tornamos livres de nossos fantasmas se pudermos olhar para eles e desconstruí-los. A grande vantagem do tempo é permitir tantas mudanças. A cada momento, temos a oportunidade de deixarmos de ser quem éramos para nos tornar quem somos! Revisto e resolvido o passado, podemos compreender que na vida só o presente existe de fato, que este é o tempo certo para mudarmos o rumo e nos prepararmos para chegar aonde queremos. Culpar os pais ou as circunstâncias por nossos fracassos de nada adianta. A transformação é possível e só depende de nós (e se houver a ajuda de um analista, então, melhor ainda…)

Maria Paula
Correio Braziliense

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

maio 2009
S T Q Q S S D
    jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatísticas

  • 41,329 visitantes

Dra. Relva - Blog Oficial

Páginas

%d blogueiros gostam disto: